sábado

[RESENHA] Anjos na Escuridão - Lauren Kate


NOME: Anjos na Escuridão  // AUTOR: Lauren Kate
PÁGINAS: 98 // EDITORA: Galera Record // ANO: 2014
GÊNERO: Romance, Fantasia, Ficção, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira

SINOPSE: Anjos na Escuridão é uma coleção de momentos intensos do mundo perigosamente romântico da série Fallen, lançado nos EUA apenas em e-book. Uma festa que acaba terrivelmente errado, Ariane em uma febre de compras celestial, Daniel navegando pelas ruas de L.A. e outras aventuras formam este conjunto de contos inesquecíveis para qualquer fã de Lauren Kate.


Anjos na Escuridão é o segundo spin-off da saga Fallen, sendo o primeiro Apaixonados. Este livro é composto de sete histórias do universo Fallen, sendo todas elas, explicativas em relação a algumas cenas dos livros. Nele vocês terão a chance de conhecer um pouco de Trevor, a relação dos demais anjos uns com os outros, e até mesmo ler uma das cenas deletadas de Êxtase (que após finalizar, agradeci por ter sido deletada, haha). 

O primeiro conto (O que aconteceu com Trevor) se passa no dia do acidente que matou Trevor, o paquera de Luce e não namorado, em um incêndio na cabana. Nele vocês tem um pouquinho deste ser (que não me agradou nem um pouco), Callie, e o cotidiano até então "normal" de Luce. Creio ser um dos contos mais aguardados pelos leitores da série, já que é uma das principais cenas de todo o enredo Fallen.

"Para todo mundo, a escuridão da noite significava o momento de ficar louco de um jeito bom. Para Luce, era quando as sombras apareciam. Um tipo ruim de loucura."
Pág. 15

O segundo conto (O dia de folga de Ariane) é mais para nos explicar um pouco da relação dos anjos com Luce, já que a história se passa um pouco antes de Lucinda chegar na Sword & Cross. Ariane e Roland estão fazendo compras (tudo para Luce) enquanto vemos o quanto Ariane gosta da garota e o quanto está com saudades e nervosa em vê-la. É como se fosse um tapa em nossa cara, pois vemos o porquê dos caídos estarem no internato (observando Luce) ao invés de seguirem com suas vidas (o que faz bastante sentido para os que leram todos os livros, já que Lucinda Price é a chave de tudo).

– Adoro quando ela volta. Quero dizer, claro que não do mesmo jeito que Daniel adora, é óbvio, mas sinto, de verdade, uma fagulha de empolgação com a expectativa de vê-la de novo... "
Ariane. Pág. 31

O terceiro conto (Daniel em Los Angeles) acho que é mais para mostrar a relação do anjo com Shelby (já que em Tormenta, somos surpreendidos quando Shelby diz a Luce a antiga relação que ela teve com Daniel). Eu fiquei um pouco confusa, confesso, já que não rola nada demais entre os dois (e se rolou, com certeza ocorreu em outra ocasião). Nesta história conhecemos um pouquinho sobre a vida de Shelby, o porquê de Daniel ter se aproximado dela, e vemos o momento exato em que Daniel é "capturado" e taxado como um delinquente, o que o fez parar na Sword & Cross (chega a ser engraçado).

"Não podia permitir que ela (Luce) se apaixonasse por ele mais uma vez. Ela merecia amar alguém sem ter de pagar por isso com a vida. E talvez conseguisse, se Daniel ficasse longe."
Pág. 46

O quarto conto (Miles no escuro) narra os sentimentos de Miles após presenciar a batalha no quintal dos pais de Luce (em Tormenta) e a decisão de mergulhar em um anunciador com Shelby. É um dos menores contos do livro, e infelizmente não senti tanta emoção ao lê-lo.

"Miles observava o suposto namorado de Luce tentando se recompor do próprio choque. Sua boca idiota se abriu e se fechou em silêncio. Daniel não sabia que a namorada podia fazer coisa alguma. Ele não tinha ideia do quanto ela era capaz."
Pág. 65

O quinto conto (Na sala de Francesca) conta o momento em Tormenta de quando Roland chega na Shoraline e como Francesca se sentiu após abrir um anunciador em sala e ver que Luce estava pronta.

"Lucinda Price estava pronta. E era isso que apavorava Francesca."
Pág. 71

O sexto conto (Cam vai à caça) é o momento em que Luce encontra Cam (também em Tormenta) na Shoreline. Porém, neste conto narra como Cam estava antes de conversar com ela. De como ele se sentia e de como havia agido ao encontrar uma Pária que estava atrás de Lucinda.

"Ali, na extremidade da floresta, ele estava fora do campo de visão do cais de Shoreline, onde os Nefilim estavam entretidos em outro de seus projetos insignificantes. Dava para observá-los dali. Ele poderia protegê-la sem ela saber."
Pág. 75

E no último conto (O sonho de Luce) é o qual temos a chance de ler a cena de Êxtase que foi deletada do livro (o que foi uma ótima escolha da Lauren, já que considerei um tanto sem nexo). Nele, Luce dialoga com Daniel e eles acabam chegando no assunto Trevor. Então é exatamente neste instante que nós, leitores, encaixamos as pecinhas do quebra-cabeça no lugar e "descobrimos" quem foi o responsável pela morte do rapaz (não diz com todas as palavras, mas dá um indício).

" – Porque nenhuma maldição é mais forte do que nosso amor. "
Pág. 90

Como todos os outros livros da saga, Anjos na Escuridão é narrado em 3ª pessoa, focando sempre no personagem a ser abordado em questão. A narrativa continua com a mesma característica da Lauren, porém um tanto mais breve (já que como a mesma afirmou em entrevistas, estes contos foram escritos para libertá-la dos bloqueios criativos nos momentos em que ainda estava escrevendo os livros da série). 
É um livro que veio para responder algumas curiosidades de Fallen e fazer com que os leitores matassem as saudades em relação a este universo. Mas acredito que se tivessem algumas outras respostas, ou até mesmo contos que realmente fossem relevantes, teria sido um livro muito melhor.

"Mas, mesmo contra todas as adversidades, o amor verdadeiro sempre vence. [...] O verdadeiro amor sempre vence a escuridão."
Orelha e quarta capa do livro

OPINIÃO: Eu gosto deste livro, porém só alguns contos valeram a pena. Eu não queria saber o que Miles estava sentindo, ou o que Cam estava fazendo antes de encontrar Luce em Shoraline!... Eu queria saber o que aconteceu com Callie e os pais de Luce (depois de Êxtase), por exemplo. Eu não gosto muito de falar sobre isso, porque eu entendo o porquê do livro ter sido feito. Mas seria legal se a Lauren Kate tivesse atendido os pedidos dos fãs de maneira ampla, já que não temos certeza se teremos algo mais do universo Fallen. Eu gosto de pensar que essas perguntas-não-respondidas serão realmente respondidas nos filmes da saga (por favor meu Deus), vamos ter esperanças! :) E... Meus contos preferidos do livro foi o número 1, 2 e 3, já que considerei os mais relevantes e os que mais se encaixam nos atos e gestos que os personagens ao decorrer da série tomaram.

DOU
★★★★☆

fallen books




Lauren Kate cresceu em Dallas, estudou em Atlanta e começou a carreira de escritora 
em Nova York. Atualmente, é professora e vive em uma antiga fazenda na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário